O mármore e o granito na história.

Origem do Granito

Temos registos do ano de 2560 a. C. relativamente a  construção da Pirâmide Queops num bloco de cálcario. Os Egípcios foram os primeiros a extrair e a  utilizar a pedra natural na construção de seus monumentos e túmulos faraónicos. A maior parte destes monumentos foram construídos em mármore e granito. Os egípcios se preocupavam com a estética e podemos considera-los grandes génios da arquitectura antiga, as pirâmides foram construídas com extrema precisão que entre os seus blocos não se consegue colocar nem uma folha de papel.
A seguir aos egípcios temos os gregos que realizaram obras de grande magnitude em mármore, como o Parthenon, o Templo de Zeus e como o Templo de Artemis com 127 colunas de mármore. Infelizmente devido a inúmeras invasões e batalhas travadas, hoje em dia resta-nos poucos monumentos dos citados acima inteiros.
Posteriormente os romanos passaram a utilizar o mármore e o granito em suas construções, eles tinham especial apreço por estes materiais, utilizando-os em banhos públicos, etc.
Já na Idade Média com melhores condições de transformação, o mármore e granito passou a ser usado largamente nos interiores de casas, igrejas, pisos e cozinhas.
Actualmente ainda usa-se muito o granito e o mármore na decoração de interiores, existem grandes empresas especializadas em colocação de mármore e granito na construção civil.
O corte recto a disco de diamante é a forma mais tradicional de talhar a pedra natural. Porém, com a evolução da tecnologia, o diamante é hoje capaz de reproduzir na pedra qualquer forma que se imagine. Os produtos em granito e mármore vão desde os degraus para escadarias , pilares, pavimentos, bancadas, colunas, bases de duche, peitoris, banheiras, tampos, revestimentos, etc.
Embora seja considerado um produto nobre para decoração de interiores e exteriores, as vantagens são muitas de se utilizar este tipo de material em casa. Passamos pela beleza estética que uma casa apresenta quando decorada e revestida com mármore ou granito, e  chegamos na durabilidade do material, e facilidade para se manter a limpeza e higiene do local. Actualmente temos também uma vasta linha de produtos que podem ser encontrados em empresas especializadas em mármore e granito que facilitam a  limpeza, a manutenção e restauro destes materiais; facilitando assim a vida de quem pretende coloca-lo em sua casa.

Informações técnicas


Mármore é uma rocha metamórfica originada de calcário exposto a altas temperaturas e pressão. Em geologia, chamam-se rochas metamórficas àquelas que são formadas por transformações físicas e químicas sofridas por outras rochas, quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra, num processo denominado metamorfismo.
As rochas metamórficas são o produto da transformação de qualquer tipo de rocha levada a um ambiente onde as condições físicas (pressão, temperatura) são muito distintas daquelas onde a rocha se formou.
Por este motivo as maiores jazidas de mármore são encontradas em regiões de rocha matriz calcária e actividade vulcânica. O mármore é uma rocha explorada para uso em Construção civil. Comercialmente são classificados como mármores, todas as rochas carbonáticas capazes de receber polimento. Possuem uma variedade de cores e texturas, estruturas que as tornam bastante rentáveis na indústria de rochas ornamentais.
Em Portugal, as maiores explorações de mármore localizam-se em torno da zona de Estremoz.O granito é uma rocha ígnea de grão grosseiro, composta essencialmente por quartzo e feldspatos alcalinos. O granito é utilizado como rocha ornamental e na construção civil.

A composição mineralógica dos granitos é definida por associações muito variadas de quartzo, feldspato, micas (biotite e/ou moscovite). Quartzo, feldspatos, micas e anfíbolas são os minerais dominantes nas rochas graníticas e afins.
A cor negra variavelmente impregnada na matriz das rochas silicatadas, é conferida pelos minerais máficos (silicatos ferro-magnesianos).
Nos granitos mais claros, com menor quantidade de minerais ferro-magnesianos, o quartzo e o feldspato compõem normalmente entre 85% e 95% da rocha.

Link interessante onde há muita informação sobre geologia:

Museus de Minerais e Rochas Heinz Herbert

Museu Mineralógico e Geológico

Sobre webmarmores
AA

Deixe um comentário